Comando Explicito

Dossiê Alfredo Sternheim

Comando Explícito
Brasil, 1986
Direção: Alfredo Sternheim
Por Matheus Trunk

Os filmes de sexo explícito realizados pela produtora Galápagos, durante os anos 198,0 merecem uma atenção especial do espectador. As películas dirigidas pelos cineastas Alfredo Sternheim e Juan Bajon conseguiam superar as expectativas e se destacavam pela qualidade. Todos possuíam atrizes bonitas, música clássica como trilha sonora e roteiros acima da média. Alguns falavam de temas polêmicos para a época, como drogas, homossexualidade e transexualidade.

Natural de Xangai, China, o cineasta Juan Bajon (1948-) sempre foi um rato de cinemas e dos sebos. Admirador do cinema clássico norte-americano e de realizadores autorais, como Fassbinder, o jovem chinês ficou fascinado por um documentário sobre o arquipélago de Galápagos. Os mistérios das 58 ilhas pertencentes ao Equador deixou o rapaz intrigado. Por isso, anos depois, sua produtora de filmes explícitos ganhou o nome do arquipélago.

Poucos sabem, mas o cineasta Alfredo Sternheim realizou duas fitas XXX fora da produtora: Orgia Familiar e Comando Explícito. O diretor se utilizou de uma fórmula que era muito usada em produções B da Europa: realizar os dois filmes quase que ao mesmo tempo. O elenco e os técnicos foram basicamente os mesmos.

Embora os dois filmes se pareçam em muitos aspectos, Comando possui algumas qualidades superiores. Como descreveu o pesquisador Yuri Kochen, nesses dois trabalhos Sternheim entra profundamente na psicologia dos personagens. A trama é bem simples: um grupo de assaltantes invade um apartamento localizado no bairro paulistano de Higienópolis e obriga todos fazerem sexo. Rubens Pignatari faz o pai bobo e Beth Boop a mãe sentimental. Antônio Rodi e Wagner Maciel também fazem alguns dos papéis principais.

Pode parecer que é mais um pornô qualquer, mas não é bem isso. O filme teve diversos problemas sérios fora do set de filmagem. Segundo o próprio diretor, isso aconteceu porque o produtor do filme nunca tinha tido nenhuma relação com a área cinematográfica. Acreditem se quiser: o homem era dono de um açougue.

Assistindo a Comando Explícito, percebemos que estamos diante de um realizador acima da média. Um diretor que sabia ser autoral até mesmo ao assinar um filme de sexo explícito.

Anúncios