A Ficha Técnica

Dossiê Vera Cruz

A Ficha Técnica

Por Adilson Marcelino

O elenco da Vera Cruz foi importado, sobretudo, do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, fundado por Zampari em 1948, iniciativa que sacudiu São Paulo com ares modernistas também com a criação do MAM – Museu de Arte Moderna.

O elenco estelar era formado por grandes nomes como Tônia Carrero, Ruth de Souza, Mário Sérgio, Cacilda Becker, Jardel Filho, Lola Brah, Cleyde Yáconis, Alberto Ruschel, Ilka Soares, Paulo Autran, Célia Biar, Marina Freire.

Estavam também Anselmo Duarte – importado da Atlântida com contrato milionário -, Eliane Lage e Marisa Prado, as duas reveladas pelo estúdio. Também no casting estava um dos grandes sucessos populares, o comediante Amácio Mazzaropi, que depois fundaria seu próprio estúdio.

A Vera Cruz trouxe para solo paulista a política do star system hollywoodiano, com grandes contratos e publicidade para seu casting. A grande publicidade em torno de seu elenco foi também uma prática adotada pelo produtor, cineasta e jornalista Adhemar Gonzaga, na década de 1930, com a Cinédia, no Rio de Janeiro, primeiro grande estúdio do país.

A Vera Cruz importou técnicos do outro lado do Atlântico capitaneados, em um primeiro momento, pelo cineasta Alberto Cavalcanti, que também veio da Europa a convite, mas se desentendeu com os dirigentes. Dentre os técnicos, estão o fotógrafo britânico Chick Fowle e o editor austríaco Oswald Hafenrichter.

Na esfera dos cineastas destacaram-se nomes como os italianos Adolfo Celi, Luciano Salce, Ruggero Jacobbi e Ugo Lombardi, o argentino Tom Payne e o brasileiro Abílio Pereira de Almeida – muitos deles também bateram ponto no TBC.

Como a Vera Cruz montou seu elenco exclusivo, em sua maioria formada por atores paulistas, uma característica forte desse momento histórico cinematográfico foi a revelação, registro e, algumas vezes único momento de atuação de alguns de seus astros e estrelas.

A Vera Cruz encerrou sua primeira fase em 1954. Porém, não sem antes eternizar astros, estrelas e cineastas, muitos deles com carreira praticamente só no período, como a atriz Eliane Lage; outros que voltaram para seus países, como os cineastas Adolfo Celi e Luciano Salce.

Registrou para a posteridade o talento da Grande Dama do teatro, Cacilda Becker; revelou nas telas Marisa Prado e Mário Sérgio; e alguns que ainda que tenham atuado em várias fases do cinema brasileiro, elegem a Vera Cruz como momento luminoso, como as atrizes Ruth de Souza e Tônia Carrero.

Fontes:
MIRANDA, Luiz Felipe; RAMOS, Fernão. Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2000.
MIRANDA, Luis F. A.Miranda. Dicionário de Cineastas Brasileiros. São Paulo: Art Editora Ltda, 1990.
Mulheres do Cinema Brasileiro