Abre, amanhã, exposição Tony Vieira – Casa de Contos, em Ouro Preto

AGORA VAI!

Do release:

EXPOSIÇÃO “ TONY VIEIRA- CINEASTA DE CONTAGEM” NA CASA DOS CONTOS EM OURO PRETO

ABERTURA: DIA 16 DE ABRIL DE 2010 ÀS 19:00 HORAS

EXPOSIÇÃO: ATÉ 01 DE MAIO 2010

VISITAÇÃO: SEGUNDAS de 14 às 20h, TERÇA A SÁBADO de 10h às 20h, DOMINGOS de 10 às 16

ENDEREÇO: CASA DOS CONTOS – RUA SÃO JOSÉ, 12, CENTRO – OURO PRETO – MG

A Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Coordenadoria de Cultura, juntamente com o Jornal Tribuna de Contagem idealizou e apresentou a Exposição “Tony Vieira – Cineasta de Contagem” no final de 2009, no Centro Cultural de Contagem, e agora, a mostra visita a Casa dos Contos em Ouro Preto, museu dirigido pela Gerência Regional do Ministério da Fazenda em Minas Gerais.

Inicialmente agendada para o período de 30 de março a 30 de abril, esta exposição, devido às obras emergenciais realizadas na Casa dos Contos, foi adiada para o período de 16 de abril a 1 de maio de 2010.

A exposição, de caráter didático e itinerante, conta a história do ator, roteirista, produtor e diretor Tony Vieira, através de textos, documentos de época e imagens distribuídas em dezoito painéis. A exposição também reúne fotos, roteiros, revistas e objetos do acervo pessoal do ator Hytagiba Carneiro e Toni Murtes, filho de Tony Vieira. Além disso, contará com peças originais dos filmes do cineasta pertencentes ao acervo doado para a “Casa da Cultura Nair Mendes Moreira” de Contagem e que atualmente, estão depositadas no Centro de Referência Áudio Visual (CRAV-BH). 

O texto que conta a história de Tony Vieira foi elaborado pela historiadora Carolina Dellamore. A direção de arte da exposição é de Henrique Dias. A mostra tem como curadores, Henrique Dias, Marco Aurélio Godoy, Solange Cunha e Fernando Perdigão.

Recuperar a história do cineasta significa uma grande conquista, pois, ao se divulgar a trajetória esquecida de Tony Vieira, também se descortina parte da história de Contagem e do Cinema Nacional, construída nas décadas de 70 e 80.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s