Cada um dá o que tem – Episódio Cartão de Crédito

Especial John Herbert

 

Cada um dá o que tem – episódio Cartão de Crédito
Direção: John Herbert
Brasil, 1975.

Por Adilson Marcelino

 

Prática comum nos anos 1960 e 70, o filme em episódios rendeu vários títulos na filmografia brasileira. As Cariocas, Trilogia do Terror, Ninguém Seguras Essas Mulheres, Já Não se Faz Amor como Antigamente, Contos Eróticos e Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez são alguns exemplos.

O filme em episódios, geralmente, tem cada seguimento dirigido por um cineasta diferente. Daí, quase sempre, o resultado difere em muito de um episódio para o outro.

Neste Cada um dá o que tem não foi diferente. O filme reúne os talentos de Adriano Stuart, John Herbert e Silvio de Abreu atrás das câmeras, mas é o último que se sai melhor em seu intento.

Cartão de Crédito, dirigido por John Herbert, é o episódio do meio. Nele, além de dirigir, Herbert também dá vida ao protagonista Otávio. Depois de passar seis meses no meio do mato em plena Amazônia, ele desembarca em São Paulo com intenção de se esbaldar na noite. Seu plano? traçar uma gostosa que resolva sua seca de meses – “lá não tinha índia?”, questiona a prostituta; no que ele responde prontamente: “mas a índia tinha índio”.

Só que consumar o fato vai ser mais difícil do que Otávio possa imaginar, pois primeiro cruza com uma travesti e depois com uma prostituta mercenária pronta para enfiar a faca em seu cartão de crédito.

Primeira incursão de John Herbert como cineasta, em Cada um dá o que tem o principal destaque foi reunir na tela o Casal Doçura dos anos 50/60, John Herbert e Eva Wilma, época em protagonizavam pioneira sitcom de sucesso na telinha, Alô Doçura.

Casados na vida real, o filme se situa exatamente em época de transição do famoso par, pois pouco depois Eva Wilma se separaria de Herbert para viver com Carlos Zara, seu amor até o fim da vida.

Vale ressaltar que a nudez de Eva no filme, algo inesperado em sua filmografia, é fake, já que foi dublada – a tal prática do dublê de corpo que originaria o filmaço de Brian de Palma. 

Cartão de Crédito é episódio irregular de um cineasta ainda em formação.

 

Anúncios