Carta ao Leitor

A Zingu! chega aos seus 5 anos de história.

Com profundo amor ao cinema brasileiro, sobretudo o popular, a equipe da Zingu! não mede esforços para trazer, a cada edição, um olhar crítico e respeitoso para filmografias, artistas e técnicos que fizeram a fazem a história do cinema nacional.

Nesses cinco anos, muitos desses personagens, que, injustamente, quase nunca tiveram muito espaço pela fortuna crítica, encontraram guarida na Zingu!, que sabe da importância de cada um deles para a construção da nossa identidade fílmica.

E mesmo os que sempre desfrutaram de respeito também por aqui passaram e passam, pois nós da Zingu!, ainda que façamos um recorte mais focalizado no cinema popular, sabemos que a história do cinema brasileiro não é estanque, são fluxos que ora se interagem, ora se repelem, mas sempre em movimento contínuo, por mais dificuldades que ela encontra em seu caminho.

A Zingu! é feita por puro amor, dedicação e respeito pelo cinema brasileiro, já que por aqui ninguém recebe um tostão sequer. E aí tanto vale para o editor como para os redatores fixos, colaboradores e convidados. É uma revista de equipe, como é o cinema.

Este ano de 2011 é muito especial, pois nem tínhamos acabado de sair da honrosa premiação com o Prêmio IBAC distinguido para a Zingu!, na categoria cinema, no final do ano passado, e já publicávamos a edição de aniversário de 4 anos em fevereiro com o grande cineasta Alfredo Sternheim – mudanças internas ocasionaram o adiamento daquela comemoração.

Daí que agora, em outubro – mês real de aniversário da revista – , publicamos a edição de 5 anos da Zingu! trazendo à cena dois artistas amados pela redação e da maior importância para a história do cinema brasileiro.

Com isso, apresentamos o dossiê duplo de aniversário: O Autor e a Musa – Walter Hugo Khouri e Lilian Lemmertz. Casamento perfeito entre cineasta e atriz e que rendeu momentos luminosos para a nossa cinematografia.

Esta edição 49 é comemorativa aos 5 anos da Zingu! e também aos 82 anos de nascimento de Walter Hugo Khouri (21/10/1929 – 27/06/2003) e aos 25 anos de morte de Lilian Lemmertz (15/06/1937 – 05/06/1986).

O dossiê duplo O Autor e a Musa – Walter Hugo Khouri e Lilian Lemmertz apresenta farto material com críticas de todos os filmes de Khouri e quase a totalidade dos filmes de Lilian (20 de 22), mais entrevistas, depoimentos, textos especiais e filmografia.

Esta edição 49 abre espaço também para as colunas tradicionais: a dublagem dos filmes; Janela da Alma; “Dedos de Deus”, o luar de Carlos Reichenbach; As Águas de Mauro por Carlos Alberto Mattos; e as musas Renata Sayuri, Aldine Muller, e toda uma constelação Khouriana.

Agradecemos a todos os redatores, colaboradores, convidados e leitores que sempre nos ajudam a construir a trajetória da Zingu! A participação de todos vocês é fundamental.

Tenham todos uma ótima leitura!

Adilson Marcelino
Editor-Chefe da Zingu!

Anúncios