Carta ao Leitor

Apresentamos a Zingu! 48.

E ela chega gorda, com muitas atrações: dossiê, especial, entrevista especial, artigo, colunas.

No dossiê do mês, uma homenagem aos 70 anos de Ênio Gonçalves, ator importante na história do cinema, com filmes marcantes no currículo, como O Menino e o Vento (1967), de Carlos Hugo Christensen , Brasil Ano 2000 (1969), de Walter Lima Jr., As Intimidades de Analu e Fernanda (1980), de José Miziara, O Olho Mágico do Amor (1981), de Ícaro Martins e José Antonio Garcia.

Ênio Gonçalves fez importantes parcerias também com os cineastas Fauzi Mansur , com quem fez cinco filmes, e com Carlos Reichenbach em três títulos – é o protagonista de Filme Demência (1985), um dos mais marcantes na carreira do cineasta e do ator.

O dossiê apresenta longa entrevista com Ênio Gonçalves, que repassa sua trajetória e comenta sobre seus filmes, além de depoimento de Carlos Reichenbach, textos de 23 filmes, e filmografia.

Já o especial é sobre Rodolfo Arena, um dos maiores atores do cinema brasileiro, que nos deixou há 31 anos  – em 31 de agosto de 1980. Com dezenas de filmes no currículo, Arena passou por diferentes ciclos da nossa cinematografia. No especial, uma homenagem com perfil,  textos de 10 filmes de sua carreira, filmografia, mais uma entrevista com Mário Vaz Filho.

Nesta Zingu! 48, apresentamos a segunda e última parte da entrevista com o professor, pesquisador, restaurador  e conservador de filmes Hernani Heffner, realizada pelo nosso colaborador Luiz Alberto Benevides. Ele fala sobre os trabalhos no Mam, na Cinédia, seus cursos de cinema, e muito mais.

Apresentamos também um artigo sobre a adaptação que Emiliano Ribeiro, cineasta falecido no mês passado, fez do romance As Meninas, em filme homônimo, uma obra-prima da literatura brasileira escrita por Lygia Fagundes Telles.

E temos nas colunas tradicionais: a censura em A Serbian Film; o crítico e professor Rafael Ciccarini; À Meia-Noite Levarei sua Alma;  a música em A Dama do Lotação; e as musas Mae West, Anna Ammirati e Nydia de Paula.

Por fim, nossa alegria em anunciar os grandes Edu Jancz e Aílton Monteiro como novos redatores fixos da Zingu!

Tenham todos uma ótima leitura!

Adilson Marcelino
Editor-Chefe da Zingu!

Anúncios