Carta ao Leitor

A Zingu! 52 está no ar.

E nesta edição, fazemos um resgate/homenagem a dois artistas de grande importância para a história do cinema brasileiro: o ator Ewerton de Castro e o ator e cineasta John Herbert.

Ewerton de Castro é o dossiê do mês. Com 66 anos completados no último 11 de dezembro, Ewerton marcou com seu talento a história do cinema nacional com uma filmografia extensa e marcante.

Além de ator, dirigiu também um longa: Viúvas Precisam de Consolo (1979), que, infelizmente, está desaparecido. Neste dossiê, a Zingu! apresenta uma longa entrevista com nosso homenageado levada a cabo pelo redator Gabriel Carneiro.

Na entrevista, Ewerton de Castro repassa sua trajetória. Há também críticas de 21 filmes, além da filmografia.

Já o especial do mês é sobre John Herbert: ator, diretor e produtor.

Herbert marca o cinema, a televisão e o teatro desde a década de 50 com seu talento elegante. Belo galã, foi também ótimo ator tanto no drama como na comédia em 60 filmes. E revelou talento também por trás das câmeras ao dirigir cinco filmes.

John Herbert faleceu no dia 26 de janeiro de 2011, portanto já um ano que o Brasil perdeu esse grande artista, felizmente eternizado nas telas.

A Zingu! homenageia John Herbert com texto introdutório, críticas de 10 filmes – ator e diretor -, mais filmografia.

Já nas tradicionais colunas: a arte e seu tempo; o crítico Marcelo Miranda responde nossa pergunta O Que É Cinema Brasileiro?; uma deliciosa e divertida crônica em homenagem à musa Neide Ribeiro; e um espaço aberto para a exuberância da musa Monique Lafond.

Tenham todos uma ótima leitura!

Adilson Marcelino
Editor-Chefe da Zingu!

Anúncios