Carta ao Leitor

É impressionante! A Boca do Lixo realmente não para de nos surpreender.

Amantes e pesquisadores do cinema brasileiro têm na Boca do Lixo baú inesgotável. E não é para menos, já que foi naquela geografia que a produção do cinema brasileiro, sobretudo o popular, sacudiu as telas nos anos 70 e 80 com filmes de diferentes gêneros e calibres, e instaurou toda uma mítica povoada por cineastas, técnicos, astros e estrelas.

A Zingu! elaborou um dossiê para esta edição 47 que diz muito o quanto há ainda na Boca para ser descoberto. Estamos falando do cineasta Tony de Souza, que começou lá como assistente de direção de bambas como Eduardo Freund, Waldir Kopesky, John Doo, Jair Correia e Fauzi Mansur, para depois se tornar cineasta com sete filmes no currículo, dois desaparecidos e os outros cinco praticamente inéditos.

Nosso redator e membro do Conselho Editorial, Gabriel Carneiro, trouxe Tony de Souza para a Zingu!, e fez com ele grande entrevista, em que o cineasta repassou sua trajetória e falou de todos os seus filmes, que acabou de lançar de forma independente em DVD.

Nossos redatores também fizeram um mergulho na obra do cineasta, com textos sobre seus cinco filmes: três curtas, um média e um longa.

A Zingu! 47 traz também uma entrevista mais que especial.

É impossível quando se fala em resgate e preservação da memória do cinema brasileiro não se lembrar imediatamente de Hernani Heffner.  Afinal, esse carioca nascido no Estácio tem trajetória importantíssima na área, seja na pesquisa, no restauro e na conservação do nosso patrimônio cinematográfico.

Nosso colaborador da Zingu! Luiz Alberto Benevides, também carioca, fez extensa entrevista com Hernani Heffner, que repassou  sua trajetória. Ao falar de sua infância, dos locais onde nasceu e viveu, a frequência contínua nos cinemas cariocas e a descoberta do cinema brasileiro, Hernani Heffner descortina para nós todo um passado do Rio de Janeiro – o Estácio, Santa Teresa, os cines poeira, o surgimento do Sambódromo, e muito mais.

E, claro, fala também da Cinédia, da Cinemateca do MAM, da carreira como professor, restaurador e conservador de filmes.

Nesta edição 47, os leitores terão a primeira parte da entrevista com Hernani Heffner – a segunda e última parte estará na edição de agosto.

Outros destaques desta Zingu! 47 são dois artigos encomendados para os redatores da Zingu! Andrea Ormond e Filipe Chamy.

Durante décadas, a filmagem da Baía de Guanabara por Afonso Segreto em 19 de junho de  1898, a bordo do navio Brèsil, foi considerado o primeiro filme realizado no Brasil. Mas há alguns tantos anos, pesquisadores se insurgiram contra a data com resultados de pesquisas que apontavam registros cinematográficos já no ano anterior, 1897. Outra data fincada na história é a de 8 de julho de 1896, dessa vez como a da primeira exibição de cinema no país.

Em meio a estas datas polêmicas, Andrea Ormond assina artigo em que olha como anda o nosso cinema brasileiro nos dias de hoje, usando como ponto de mira o filme Jardim de Alah (1989), do saudoso David Neves.

Já em outro artigo, nosso redator Filipe Chamy se debruça sobre filme mítico realizado por Rogério Sganzerla na Boca do Lixo e sobre a Boca do Lixo: O Bandido da Luz Vermelha.

Se Ormond clama por um cinema mais mal comportado, Chamy resgata aquele que é exemplo inequívoco desta liberdade criativa. Os dois artigos dialogam entre si no teor de forma não planejada, mas muito bem-vinda, e pontuados por datas:  datas comemorativas recentes da exibição e produção do cinema brasileiro, e da imprensa, entre este mês e o mês passado.

E por fim, temos as colunas tradicionais: como convidadas, a pesquisadora Laura Cánepa responde a nossa provocação sobre o que é cinema brasileiro; já a crítica Ursula Rösele faz uma interessante reflexão sobre o inesperado uso da música em Moscou, de Eduardo Coutinho. Nossos redatores falam sobre influências, sobre o cinema de Ody Fraga, e sobre as musas Isabel Sarli, Juliana Baroni e Fernanda de Jesus.

Tenham todos uma ótima leitura!

 

Adilson Marcelino
Editor-Chefe da Zingu!

 

Anúncios