Importante espaço de exibição e de reflexão sobre o cinema brasileiro contemporâneo, começa amanhã, dia 22, e vai até o dia 30 de janeiro, a 13ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na bela cidade histórica de Minas Gerais.
Com o tema “Paradoxos do Contemporâneo”, a Mostra de Tiradentes vai exibir 128 filmes – 29 longas e 99 curtas. Além das exibições, haverá também oficinas, seminários e debates – uma das coqueluches da Mostra é o encontro entre a crítica, o diretor e o público, que acontece nas manhãs seguintes às exibições e sempre com auditório lotado.
O cearense Karim Aiñouz, um dos mais talentosos diretores de longas revelados na Retomada, é o grande homenageado da edição. Com isso, haverá retrospectiva – incompleta – e a exibição de seu novo filme “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, co-dirigido com Marcelo Gomes. Os atores Lázaro Ramos, de “Madame Satã”, e Hermila Guedes, de “O Céu de Suely”, estarão em Tiradentes para a homenagem, além de Aiñouz e Gomes.
Dentre os longas, títulos que foram exibidos em festivais e mostras em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro – como:
– Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas
– Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca
– Os Inquilinos, de Sérgio Bianchi
– Morro do Céu, de Gustavo Spolidoro
– Natimorto, de Paulo Machline
– Corpos Celestes, de Marcos Jorge e Fernando Severo
– Elvis e Madonna, de Marcelo Laffitte
– A Falta que me faz, de Marília Rocha
Já a Mostra Aurora, que é apresentada dentro da programação, exibirá sete filmes de cineastas que tenham realizados até três filmes filmes. São eles:
– A Falta Que Nos Move, de Christiane Jatahy;
– Esperando Telê, de Rubens Rewald e Tales Ab’Saber;
– Mulher à Tarde, de Affonso Uchoa;
– Pacific, de Marcelo Pedroso;
– Terras, de Maya Da-Rin (exibido no último Festival de Locarno);
– Um Lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro (selecionado para o Festival Visions du Réel, na Suíça);
– e a pré-estreia mundial de Estrada Para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti.
A Mostra de Tiradentes trará também, em parceria com o Programa Cinema do Brasil, um dos membros do comitê de seleção da Semana da Crítica do Festival de Cannes, Fabien GAFFEZ – que também é crítico de cinema da revista Positif e também curador do Festival de Amiens, para acompanhar a programação.
Mais informações e programação completa:
www.mostratiradentes.com.br