Carta ao Leitor

A Zingu! chega à 51ª edição com fôlego. Afinal, apresentamos um dossiê e dois especiais, além, claro, das tradicionais colunas.

O dossiê do mês é com o cineasta e montador Jair Correia. Diretor do pioneiro em seu gênero Shock: Diversão Diabólica, Correia dirigiu mais dois longas de ficção: Duas Estranhas Mulheres e Retrato Falado de uma Mulher sem Pudor. O primeiro um tanto desaparecido por aí; já o segundo, acessível, com uma atuação de Monique Lafond no auge da beleza.

E desempenhou outras funções, sobretudo a montagem, em filmes de cineastas como José de Anchieta, Jeremias Moreira Filho e Mauricio de Sousa.

Gabriel Carneiro, redator da Zingu!, fez entrevista com Jair Correia, que repassa sua trajetória e comenta seus trabalhos. Há ainda críticas dos filmes e filmografia.

O primeiro especial é sobre o ator, diretor, produtor e roteirista Jece Valadão. Falecido no dia 26 de novembro de 2006, já são cinco anos sem o talento deste que é capítulo importante da história do cinema brasileiro, pois como ator trafegou por diferentes ciclos e como produtor trouxe para às telas grandes filmes.

O especial Jece Valadão Cineasta focaliza o legado que ele deixou como diretor e é formado por texto introdutório, críticas de 8 filmes e filmografia.

Já o segundo especial é temático: A Aids no Cinema Brasileiro. Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à Aids, e com esse especial a Zingu! mira foco para produção sobre o tema pelo cinema nacional, dos anos 1980 até os dias de hoje.

O especial é formado por artigo exclusivo do pesquisador Carlos Alberto de Carvalho, Memória e esquecimento da Aids no filme Cazuza, o tempo não para, texto introdutório e críticas de 8 filmes.

E por fim, apresentamos as tradicionais colunas: Uma reflexão sobre liberdade e preconceito; uma resposta do cineasta, crítico e pesquisador Paulo Augusto Gomes; Os Saltimbancos em Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte; e as musas Claudia Magno e Liza Vieira.

Tenham todos uma ótima leitura!

Adilson Marcelino
Editor-Chefe da Zingu!

About these ads