Joelma 23º Andar

Especial Liana Duval

Joelma 23º Andar
Direção: Clery Cunha
Brasil, 1979.

Por Sérgio Andrade

Joelma 23º Andar é precursor da atual onda de filmes evangélicos que invadiram nosso cinema. Baseado no livro Somos Seis, psicografado por Chico Xavier, que traz os relatos de seis jovens, dentre eles a universitária Volquimar Carvalho dos Santos, falecida no incêndio do prédio. No filme, roteirizado por Dulce Santucci, seu nome é mudado para Lucimar (Beth Goulart). Ela mora com a mãe, Lucinda (Liana Duval) e o irmão Alfredo (Carlos Marques) na periferia paulistana.

Em fevereiro de 1972 Lucimar sonha que está presenciando um prédio pegando fogo no centro da cidade. No dia seguinte as rádios informam sobre o incêndio no edifício Andraus. Um ano depois, ao fazer compras com a mãe, para em frente a uma livraria onde está exposto o livro Nosso Lar e tem visão do escritor Chico Xavier. Lucimar é uma sensitiva, mas não tem compreensão disso. Um dia seu irmão lhe arruma um emprego no mesmo lugar onde ele trabalha, no departamento de processamento de dados de um banco, no 23º andar do edifício Joelma. No dia 1º de fevereiro de 1974, por volta das 9:00hs, devido a um curto-circuito num aparelho de ar condicionado do 12º andar, teve início o incêndio que traumatizou a cidade.

A sequência do incêndio impressiona. Misturando cenas reais, filmadas pelo produtor Sebastião de Souza Lima, com outras recriadas, o diretor Clery Cunha, o diretor de fotografia Claudio Portiolli e o montador Jair Garcia Duarte conseguem resultados de grande impacto. Os atores enfrentaram fogo de verdade nos cenários. Jesse James, que interpreta um colega de trabalho de Lucimar, escapa descendo pelo parapeito, e são mostradas cenas do fato real; Alvamar Taddei, outra colega, em desespero salta da janela e vemos em seguida uma mulher caindo para a morte. Em comparação com esses momentos de tensão, angústia, desespero, medo, pânico, terror, a parte espírita do filme parece menos envolvente.

Após o incêndio Alfredo, que conseguiu escapar, reconhece o corpo da irmã no IML, mas teme comunicar à mãe que sofre do coração. Ele e um amigo decidem levá-la até um pronto-socorro para então dar a triste notícia, mas no caminho Lucinda recebe a visita da filha, que lhe conta tudo o que aconteceu. Perturbada, ela decide ir até Uberaba para falar com o médium Chico Xavier (interpretado pelo próprio), que psicografa uma carta de Lucimar para sua querida mãezinha.

O diretor Clery, kardecista, conta uma história interessante: eles receberam autorização do Chico para filmar e Portiolli espalhou quatro spots pelo local, dois de 1.000w e dois de 500w. Durante a filmagem, Chico interrompeu seus trabalhos e pediu que fossem apagados os dois spots de 500w. A equipe tentou argumentar que dessa forma não apareceria nenhuma imagem na película, mas o escritor respondeu que duas lâmpadas seriam suficientes. Portiolli se recusou a continuar filmando e Clery assumiu a responsabilidade, sem ter certeza do que aconteceria. Quando o filme foi revelado, a imagem era perfeita!

Beth Goulart, estreando no cinema aos 15 anos, de família espírita, diz que aceitou participar porque a própria Volquimar autorizou a filmagem numa carta psicografada.

Como tudo que se refere ao Joelma, também existem relatos de fatos estranhos que teriam ocorrido durante a produção. Um fotógrafo registrou a cena da morte das personagens. Quando reveladas, as fotos mostravam rostos de pessoas que não estavam nas filmagens.

Do elenco, além dos nomes citados, merecem destaque também Márcia Fraga, Maria Ferreira, Vilma Camargo e até o cantor da Jovem Guarda, Ed Carlos.

Mas a grande interpretação do filme é da recentemente falecida, e homenageada nesta edição da Zingu!, Liana Duval. Como a mãe de Lucimar, ela passa por todos os registros possíveis: a mãe carinhosa, amiga dos filhos; a preocupação e ansiedade em saber notícias dos filhos durante o incêndio; a surpresa ao ver a filha ao lado dela no carro; a perturbação e o desespero em não entender aquela aparição e finalmente a paz encontrada ao saber que Lucimar está zelando por ela.